CURSOS DE JOALHERIA

 

 

EXPOSIÇÃO DE JOIA ARTE CURITIBA É UMA JOIA

museu do olho

 

 

A cidade como Inspiração

 

Nereide Michel

Gazeta do Povo

 

Curitiba em prosa, verso e... Joia! E, por que não? As formas que dão um novo contorno urbano à nossa cidade aliadas ao cenário tradicional mais difundido serviram de inspiração à artista plástica Lélia Copruchinski, que esclarece, "Curitiba é minha musa". Uma fonte que felizmente custará a saciar a sede que quem a procura com olhos sensíveis e de quem a encontra com a delicadeza da ponta dos dedos... E, foi,  desta  maneira,  que  Lélia transportou para a sua arte, pedacinhos de uma cidade que ao se renovar reencontrou-se com o seu passado. Ao lado da catedral histórica  a  futurista  estação tubo, uma lufada de ar fresco sobre paredes centenárias. Um jogo de contrastes que se transformou em lição de convivência amistosa entre dois mundos, que nada têm de antagônicos porque um descende do outro.


"Como poderia ficar alheia a estes atrativos?" pergunta-se Lélia; que fez curso de design de joia na Caixa de Criação e de ourivesaria na Escola Gaertner. A resposta vem em forma de anéis, pingentes, brincos, gargantilhas, uma coleção diversificada e que exigiu (e ainda exige) muita pesquisa. Mas, esta valendo a pena! Cada peça provoca curiosidade e encanto. Quase uma experiência lúdica: um ver e reconhecer, as vezes, não de imediato, os referenciais curitibanos. A Universidade Federal, a casa do Papa, no Bosque João Paulo II, o bebedouro do Largo da Ordem, a estação tubo do Ligeirão, o CEI - Centro de Educação Integrada, a folha, do lixo que não é lixo, as três cúpulas do Jardim Botânico, o Teatro Paiol, o banco da Rua das Flores, a Opera de Arame, as lixeiras, a ciclovia, as floreiras... Acredite, transformaram-se em joias! Peças delicadas e de muito bom gosto, que Lélia criou e executou em prata, pedras (zircônio, ágata, madre-pérola, granada, turmalina, ametista e topázio), couro, peles de rã e de galinha e madeiras, como ébano, marfim, mogno e imbuia.


Ainda não acredita? Então, prepare-se para uma agradável surpresa, visitando a exposição desta coleção de Lélia Copruchinski que estará aberta a partir da próxima sexta-feira, dia 15 de outubro, até 5 de novembro, no Museu Guido Viáro. O nome da mostra não poderia ser mais sugestivo: "Curitiba é uma Joia!" Compareça e teste a sua memória, reconhecendo cada uma das peças.

 

 

 

poste de iluminação

 

Poste de iluminação

 

 

 

anel em prata e zirconia

Anel Iluminação

 

Materiais: Prata e zirconia

Técnica: Ourivesaria
Inspiração: Os postes de iluminação da cidade

 

jardim botânico

 

Jardim Botânico

 

 

 

pingente em prata e turmalina

Pingente Cúpulas do Jardim Botânico

 

Materiais: Prata e turmalina

Técnica: Ourivesaria
Inspiração: A estufa do Jardim Botânico

 

estação tubo

 

Estação Tubo

 

 

 

pingente em prata

Pingente Estação Tubo

 

Materiais: Prata

Técnica: Ourivesaria
Inspiração:As estação tubo dos ônibus Ligeirinho

 

bcasa do bosque do papa

 

Bosque João Paulo II

 

anel em prata, citrino e turmalinas

Anel Bosque do Papa

 

Materiais: Prata citrino e turmalinas

Técnica: Modelagem em cera e ourivesaria
Inspiração: As construções no Bosque João Paulo II

 

 

OUTRAS EXPOSIÇÕES