Paranaguá como Inspiração
O tema que inspirou os artistas desta exposição foi a cidade de Paranaguá. A visão de cada um variou bastante, mas os temas abrangeram toda a história da cidade, desde os garimpos de ouro que trouxeram para a região os primeiros colonizadores, até assuntos do cotidiano da cidade.
O próprio nome da cidade dado pelos Índios Carijós que significa "Grande Mar Redondo" uma referência à Baía de Paranaguá, que posteriormente evoluiu para "Parnaguá" e, definitivamente, Paranaguá, foi transformado em joia.
As pedras trazidas de Portugal como lastro nos navios, que hoje circundam a Fonte da Camboa, os escravos que trabalhavam para os colonizadores, a estrada de ferro e a arte dos índios da região, também inspiraram belas peças. Temas como a pesca, o fandango, o casario colonial, o mangue que circunda a baia, assim como, as boias, navios e rebocadores na região do porto tudo foi lembrado e traduzido em joias que contam a história da cidade.

Colar em prata e topázio azul
Autor: Gabriella Perfeito
Nome da peça: Sobrevivência de um Pescador
Técnica: Ourivesaria
Inspiração: A pesca

Colar em prata e ostra
Autor: Chico Jekupé
Nome da peça: Pernanguá
Técnica: Modelagem em cera, fundição em cera perdida e Ourivesaria
Inspiração: Nome dado a cidade pelos Índios Carijós que significa "Grande Mar Redondo" uma referência à Baía de Paranaguá, que posteriormente evoluiu para "Parnaguá" e, definitivamente, Paranaguá.

Pulseira em prata, ouro e oxidação
Autor: Lélia Copruchinski
Nome da peça: Bateia
Técnica: Ourivesaria, keum boo e oxidação
Inspiração:A colonização de Paranaguá. No seculo XVIII foi descoberta a primeira area aurifera do Brasil, na região de Paranaguá, Guaraqueçaba e Cananéia, que provocou o povoamento tanto no litoral quanto no interior do Paraná. Com o descobrimento do ouro das Minas Gerais, o ouro de Paranaguá perdeu a importância. As famílias ricas, que possuíam grandes extensões de terra, passaram a se dedicar à criação de gado, que logo abasteceria a população das Minas Gerais.

Colar em ouro, prata e couro
Autor: Evelin Hey Loureiro Santos
Nome da peça: Pesca de Arte
Técnica: Ourivesaria
Inspiração: A peça é uma homenagem a uma tradição que transcende gerações. A técnica e o cuidado, seja na confecção da rede de pesca ou no momento exato em que o pescador cerca os peixes, são representados simbolicamente em uma peça de prata e ouro.

Colar em prata e zirconia cúbica
Autor: Sig Roeder
Nome da peça: Trapiche
Técnica: Ourivesaria
Inspiração: Pneus que ficam amarrados na beira dos trapiches como proteção para amortecer o impacto dos barcos. Os brilhantes incrustados nas peças representam a interferência do mar e os micro-organismos que se acumulam sobre os pneus.

Colar em prata e zircônia cúbica
Autor: Deisy Buba
Nome da peça: Riqueza que Vem do Mar
Técnica: Ourivesaria
Inspiração: Os navios no Porto de Paranaguá.

Colar em prata, turquesa e esmaltação
Autor: Eluiza Helena Schaedler
Nome da peça: Tainha
Técnica: Ourivesaria e esmaltação
Inspiração: A pesca da tainha

Pulseira em prata
Autor: Namir Name de Dominicis
Nome da peça: Âncora
Técnica: Modelagem em cera, fundição e ourivesaria
Inspiração: As embarcações que aqui chegaram.

Pulseira em prata, água marinha, esmeralda e crisoprásio
Autor: Ana Morgenstern
Nome da peça: Sem título
Técnica: Ourivesaria
Inspiração: O chão que circunda a Fonte da Gamboa, ou Fontinha, como é conhecida popularmente, que foi construído com pedras que eram trazidas de Portugal como lastro nos navios.

Anel em prata e vidro
Autor: Amanda Gallego
Nome da peça: Ostra
Técnica: Ourivesaria
Inspiração: As ostras que crescem na Baia de Paranaguá.