Apresentação
Silvana Chiavetti (Buenos Aires)
Assumir a tarefa de buscar profundamente dentro de si mesmo e expressá-lo de forma genuína. Extrair do entorno o que nos une, aquilo nos torna irmãos, o que nos identifica sem que seja necessário sermos todos iguais como selo repetido, mas antes um ponto de comunhão que indica pertencimento.
É isso que as peças apresentadas nesta exposição transmitem onde os materiais se combinam, evidenciando o domínio do essencial. Apenas o indispensável, como uma fórmula mágica de inventar a vida todos os dias, e nessa tarefa criar joias conciliando arte, realização e design, alcançando uma estética livre com um acabamento primoroso.
É possível que esta proposta de diferentes linguagens visuais que se apresentam de forma simples, simbólica e expressiva gere polêmica, admiração e em alguns casos desconcerto; o que transforma o observador em criador de uma opinião na qual o significado excede o valor intrínseco da peça, do questionamento surge a preocupação de aplacar os limites.
Antonio Liccardo (Curitiba)
O 1° ‘Encontro de JoalheriaArte Argentina-Brasil é um evento que traz à tona o potencial criativo de artistas dos dois paises, e ainda fortalece os vínculos culturais e as possibilidades de trabalhos conjuntos entre ambos.
Num audacioso projeto, esse encontro se constitui de mostras simultâneas de joalheria artística em Curitiba e Buenos Aires. Recursos de mídia e videoconferência são utilizados pela primeira vez num evento deste tipo, com transmissão on-line, no decorrer da abertura das mostras, de entrevistas, discussões técnicas e o panorama geral da arte joalheira em ambas as metrópoles.
As exposições contam com a participação de 56 artistas-joalheiros de ambos os paises que apresentam uma peça cada um, resultando nesta publicação que registra o estado-da-arte da criação joalheira em Curitiba e Buenos Aires.
Previsto inicialmente para acontecer a cada dois anos, este evento deve contribuir para a consolidação do design artístico na joalheria dos dois paises. Estamos convictos de que este é um passo importante para um longo e profícuo intercambio de culturas, ao mesmo tempo diferentes e em muitos pontos similares.
Para o 1° Encontro de JoalheriArte Argentina-Brasil foi escolhido o tema “’Elos da Terra”. Esse tema propõe como inspiração aos artistas uma aproximação entre as culturas vizinhas. A historia entre os paises é cheia de momentos de proximidade cultural e este evento se propõe a ser um deles. De origens ligadas aos colonizadores europeus e interesses comerciais muitas vezes em comum, como a prata que vinha de Potosí pelo Rio da Prata no século XVII, a criação de mulas responsáveis pela integração da América meridional no Século XVIII ou a exportação do mate do Paraná para Argentina no século XIX, até a existência de um Mercosul nos séculos XX e XXI, são múltiplos os elos de ligação entre os dois países.
A colonização européia marcante é outro fator em comum entre Buenos Aires e Curitiba, o que, misturado às outras influências nativas, resulta num fermento cultural e artístico único, que certamente oferecem um novo modo de ver a arte da joalheria.
SAIU NA IMPRENSA: