Joias Artesanais na Fundação Cultural
Jornal do Estado
Joias inspiradas na cultura paranaense — representadas pelo pinhão e as araucárias — serão as atrações de hoje e amanhã, na sede da Fundação Cultural de Curitiba. A sala de exposições abriga a 1ª JoArte, mostra de joalheria artesanal dos alunos da designer e artista plástica Lélia Copruchinski. As peças foram criadas exclusivamente e refletem uma visão contemporânea da arte joalheira.
As peças são confeccionadas em ouro, prata, gemas e outros materiais, e usam técnicas de ourivesaria e modelagem em cera. Joias com motivos paranaenses, da forma do pinhão ou que lembram traços da araucária estão entre as criações dos 19 participantes. Os alunos foram incentivados a colocar em cada joia um pouco da vivência pessoal.
A organizadora da mostra, Lélia Copruchinski, tem uma longa carreira nas artes plásticas e na joalheria. Muitas de suas criações estão disponíveis no mercado brasileiro de joias. Suas principais exposições são Orelha de Pau e Curitiba é uma Joia — esta última em homenagem aos 300 anos da cidade.
SAIU NA IMPRENSA:
Participaram da exposição: Aloma Assumpção, Angélia D’estella, Brunhilde Kruger, Cláudia Cristina Kruger, Edna Luiza Boros, Eli Nogueira Proença, Felipe Guerra Assumpção, Francisco Pinto da Cruz (Chico Jekupé), Lélia Copruchinski, Lia Machado Martins, Luciana Muniz, Mara Moron, Macia Segui Asinelli, Miguel Follador, Mirian Kitover, Rodrigo Alarcón, Romulo Augusto Baumel, Rui Guerra Assumpção, Sara Miyuki.